Fotografia vem do grego. Nada mais genial do que desenhar com Luz e Contraste e que  teve seu primeiro registro oficial em 1826.

Cabe agradecer aos franceses , Niépce e Daguerre, pela sua genialidade e ao inglês Talbot que seguiu aperfeiçoando o invento.  Um agradecimento aos que anonimamente passaram pela história assim como em muitos inventos, mas que certamente estiveram ao lado dos inventores e inventoras dando suporte ou até quem sabe foram peças chaves em tantas descobertas.

Um agradecimento especial ao meu Dindo, que com 6 anos me presenteou com minha primeira Máquina Fotográfica uma Kodak Tira Teima, a paixão que  já era latente vendo a máquina dos outros agora me me permitia mesmo sem filme,afinal não era coisa tão barata assim, olhar pelo visor e fotografar de mentirinha.

Agradeço ao meu pai grande incentivador que me presenteou com uma Kodak Instamatic com flash descartável; nossa como tinha que economizar na hora de fotografar á noite…… o tempo foi passado com 10 anos uma Olympus trip 35  essa era muito tri…., Zenit… Minolta.. Yashika, Penthax, Nykon dos amigos e amigas, Sony… disso tudo uma só conclusão: tudo que é feito com paixão tende a dar frutos. Selecionei com a ajuda de amigos e amigas alguas das imagens que fui colecionando ao longo deste caminho, muitas delas se perderam com os antigos filmes ,ainda bem  que já tinha presenteado amigos ,que as tem em seus consultórios,suas casas ou guardadas em seus álbuns. Estas aqui estão sendo publicadas neste site idealizado por meu mano que é web designer Ricardo Passarin. Obrigada ao Ferrugem que me ensinou revelar fotos, ao Marco por ajudar escolher os nomes dos portfólios, a Ana Lúcia que sempre me incentivou dizendo que eu tinha jeito pra coisa, ao Pillotti que sempre teve paciência em esperar quando  eu queria voltar para mais uma foto…a minha mãe que me mostra os detalhes da  natureza e pede que eu registre, as amigas que me permitiram que eu as fotografasse,a todos amigos que me incentivaram que eu criasse este site.

Esta assinatura , ELI ah! sim…. é meu apelido o o jeito que assino nas fotos desde pequena.

Tive o privilégio de ter conhecido pessoalmente Sebastião Salgado em 2003 no Fórum Social Mundial, suas fotografias são testemunhos de vida, são para mim e para os amantes da fotografia social, talvez uma das mais difíceis de documentar um verdadeiro balsamo de sensibilidade.

Das imagens que registrei na era não digital,organizei três exposições,Marcas do  Outono,Alegria da primavera, e “Onde há vida há esperança”.

 

 

 

 

Mostra Fotográfica Onde há Vida há Esperança

Pastoral da Criança

 

Ter acompanhado em 2000, o trabalho realizado pelas voluntárias da Pastoral da Criança nas mais diferentes comunidades de Bento Gonçalves foi uma rica experiência.Trabalho iniciado no Brasil por Zilda Arns o qual foi  um projeto de solidariedade que salvou vidas e melhorou a qualidade de vida de milhões de famílias brasileiras. Aqui algumas das imagens da exposição que contou com o apoio do Forum Sindical dos Trabalhadores e que resultou na edição de um cartão postal  o qual  teve toda sua renda revertida para a Pastoral de Bento Gonçalves.

Alegria,solidariedade,cuidado,gestos…olhares… estão presentes nestas imagens.

Cartão Postal: Foto: Eliana Passarin

A essência da felicidade fazer o que se gosta e poder semear sentimentos de solidariedade.

Com a era digital tudo está mais simples, mais rápido, por isso a criação deste site, onde colocarei em várias seções, novas imagens que fui registrando no dia a dia, no cotidiano, simplesmente clicando e congelando aquilo que já está pronto e acabado;pintado,com luz,com velocidade, em preto e branco,com balanço perfeito, feito pelo grande mestre do universo e que muitas vezes deixamos passar como se nada fosse. Inicío o site com estas fotos e na sequência colocarei  mais portofólios.

As fotografias servem para isso congelar momentos, lugares, pessoas ,para que pelo menos depois possamos curtir ou quem sabe mudarmos e nos reiventarmos.

Livro Este Chão é Bento

Ter contribuído para a edição do Livro Este Chão é Bento alusivo aos 120 anos de Bento Gonçalves, onde contamos a história da cidade através de fotos foi um dos momentos mais importantes desta paixão que é fotografar. Reunimos 10 profissionais da fotografia de intensa sensibilidade e o designer Alexandre Pillotti que juntos deram a cidade um presente a altura que merecia.

Entrevista: http://www.revistanoi.com.br/anteriores/eliana-passarin

Livro: http://www.sindiserp.com.br/servicos/download/

Foto:Revista Silvia Tonon

EU CURTI!!!!! ESPERO QUE CURTAM TAMBÉM….Super Abraço!!!!!

Eliana Passarin